Crash Course (Exame de Ingresso de Pós Graduação)

Nesse post darei algumas dicas para estudos mais rápidos, com objetivo de fazer exames de ingresso em Pós Graduação em Física. Não é ambição desse post fornecer um roteiro para estudos aprofundados, mas pode ser utilizado por alunos de exatas de outros cursos para aprender o elementar das principais disciplinas ou por curiosidade, ou para exames de ingresso.

 

Introdução

Em geral nos exames de ingresso são cobrados conhecimentos elementares de Mecânica Clássica, Eletromagnetismo, Termodinâmica, Física Estatística e Mecânica Quântica. Muita gente fala que “ir bem numa prova não é sinal de conhecimento”, e isso é verdade! É possível aprender a mecânica de resolver exercícios difíceis sem necessariamente conhecer a fundo a teoria e os principais conceitos. Abaixo citarei alguns dos aceleradores para ir bem nas provas.

Aceleradores

1) Disciplina e organização: O foco é muito importante para tarefas que envolvem o intelecto no curto prazo. Nesse contexto a criatividade atrapalha um pouco a performance, pois o objetivo das provas são medir preparação para resolver exercícios em um tempo limitado, em um local monitorado. A preparação psicológica é importante para lidar com a pressão da performance.

2) Metodologia de estudo: O ideal é usar o mínimo de referências possíveis para que o estudo seja linear e a velocidade de preparação progressiva. É necessário focar mais nos exercícios do que na teoria.

3) Simulados: É muito importante se preparar com simulados, e não apenas para resolver os exercícios, mas também simular o ambiente em que se vai fazer a prova. É importante fazer os simulados em locais silenciosos, com tempo limitado, longe de celulares, tablets e notebooks, e quantidade de questões nos moldes das provas das Universidades (as provas anteriores são fáceis de conseguir na internet).

4) Peça ajuda: não perca tempo com dúvidas, visite fóruns especializados, assista vídeos no Youtube de Universidades como apoio teórico, converse com amigos e discuta os exercícios mais difíceis, muitas vezes ao expormos os conceitos para outra pessoa eles acabam ficando claros para nós.

5) Literatura especializada: existem muitos livros focados em soluções de problemas de exame em física, use-os! Selecione os livros para seu estudo aqueles que tenham manual de solução.

Livros texto/didáticos:

Sugiro usar a coleção do Yum-Kuo Lim, são vários volumes com uma seleção bem farta de problemas resolvidos. Alguns dos livros podem ser encontrados em formato .PDF no site dele.

Como livros texto eu escolheria a coleção do Walter Greiner, os livros dele são bem didáticos, com muitos exemplos e exercícios propostos. Outras sugestões seriam:

mecânica clássica: Marion, Thorton, Classical Dynamics of Particles and Systems, é um livro bem didático, organizado, com bastantes exemplos resolvidos e exercícios propostos, além de possuir manual de soluções.

mecânica quântica: Griffiths, Introduction to Quantum Mechanics. Livro organizado, didático e com manual de soluções.

termodinâmica e física estatística: Herbert Callen, Thermodynamics and Introduction to Thermostatistics, é sem sombra de dúvida um dos livros mais queridos por aqueles que já fizeram um curso de termodinâmica. Existem, entretanto, livros com abordagens mais modernas de Física Estatística.

física estatística: Silvio Salinas, Introduction to Statistical Physics, excelente livro que também pode ser encontrado em português.

Mecânica Clássica (Aulas no Youtube):

Prof. Walter Levin, MIT: Um curso mais básico, porém muito didático e com experimentos. A exposição do Prof. Walter Levin é excelente!

 

Prof. Shankar Ramamurti, Yale: Curso básico de mecânica clássica, no mesmo nível que do Prof. Walter Levin

 

Prof. Leonard Susskind, Stanford: Curso intermediário muito bem exposto e com uma discussão conceitual muito profunda, como é característica do Susskind!

 

Prof. Jacob Linder, NTNU: Um curso avançado, utilizando o Goldstein, Classical Mechanics

 

Prof. David Heines, Indian Institute of Technology: Um curso avançado de mecânica clássica

 

Mecânica Quântica (Vídeo aula):

Abaixo os dois cursos de mecânica quântica no nível de graduação, ministradas por Prof. Allan Adams e Prof. Barton Zwiebach do MIT. Eles usam o Griffith como livro texto.

Quantum Mechanics I

 

Quantum Mechanics II

 

Física Estatística (vídeo aula):

Dois cursos avançados de Física Estatística no nível de pós graduação com o Prof. Mehran Kardar

Statistical Mechanics I

 

Statistical Mechanics II

 

Eletromagnetismo (Vídeo aula):

Prof. Walter Levin, MIT: excelente aulas!

 

 

It's only fair to share...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
About Osvaldo 51 Articles

Nascido em Belém-PA (1982), fez seu High School nos EUA em Greenwood, IN (Greenwood Community High School), é casado, bacharel em Física pela Unicamp, Mestre em Física pela Unicamp, experiência no mercado financeiro (em São Paulo).

Possui como hobby e outros interesses: Cosmologia, Física Teórica, Matemática, Economia, Econofísica, Filosofia, Modelagem em Risco de Crédito, Sistemas Complexos (em especial análise de clusterização).

Be the first to comment

Leave a Reply