Take the Red Pill: the road to independence… (2)

Antes de começar a estudar física de fato, pretendo dar uma imersão em como físicos renomados pensam, como eles enxergam ciência, e quais lições eles podem oferecer a alguém que está começando a jornada. Nesse post vou sugerir algumas referências para tentar te inspirar. Serão referências muito pessoais minhas, que serviram para me inspirar. Espero que o efeito seja positivo! Apenas uma observação, você precisa pelo menos saber ler em inglês, pois quase todas as referências que vou recomendar nessa série serão em inglês. Idealmente seria interessante que você entendesse bem o inglês também, pois vou recomendar muitas vídeo aulas em inglês.

Nessa etapa você vai apenas absorver, a maior parte do aprendizado será passivo, mas não significa que será fácil. Sugiro um tempo entre 60-90 dias para você vencer essa etapa. Se ficar muito pesado, estenda um pouco o tempo, mas não muito, para que você se acostume a ter uma boa disciplina já desde o início.

Richard Feynman
Feynman foi um dos meus ídolos, e que me inspirou bastante no início do meu despertar. Li quase tudo sobre ele, e que ele escreveu. Tente assistir a todos os vídeos dele, que se encontram na página dedicada a ele. Deve ter quase 80 horas de vídeos, então recomendo que você assista um pouco a cada dia. Não faça “binge watching” como costuma fazer com seriados de Netflix, pois esses vídeos contém muita informação, que precisa de um tempo para serem digeridas. O ideal é que você reflita sobre o que assistiu. Se tiver tempo, recomendo ler os seguintes livros do Feynman: Six Easy pieces, Six not-so-easy pieces, The pleasure of finding things out, e Surely you’re joking Mr. Feynman. Tem um filme sobre a vida do Feynman de 1996, estrelado pelo Mathew Broderick, o filme se chama Infinity.

Carl Sagan
O Sagan foi o meu maior influenciador para ingressar em física. A série dele Cosmos é espetacular. São 13 episódios, cada um com aproximadamente 90 minutos. Recomendo muito que assista. Ele tem diversos livros, mas recomendo que você leia The Demon-Haunted World: Science as a candle in the dark.

Miscelânea
A seguir vou recomendar mais alguns livros excelentes que me influenciaram muito. Tente ler todos, pois são literaturas consagradas, de grandes cientistas, e pensadores.
* One, two, three… infinity by George Gamow
* Thirty years that shook physics by George Gamow
* The double Helix by James D. Watson
* What is life? by Erwin Schrodinger
* The first three minutes by Steven Weinberg
* What is relativity by Landau & Rumer

Espero que se divirta!

Att
Osvaldo
osvald23@gmail.com

It's only fair to share...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
About Osvaldo 51 Articles
Nascido em Belém-PA (1982), fez seu High School nos EUA em Greenwood, IN (Greenwood Community High School), é casado, bacharel em Física pela Unicamp, Mestre em Física pela Unicamp, experiência no mercado financeiro (em São Paulo). Possui como hobby e outros interesses: Cosmologia, Física Teórica, Matemática, Economia, Econofísica, Filosofia, Modelagem em Risco de Crédito, Sistemas Complexos (em especial análise de clusterização).

Be the first to comment

Leave a Reply