Take the Red Pill: the road to independence… (3)

Nesse post vou comentar algumas referências para aquecer as turbinas. Vamos começar do início, do básico, elementar. Uma das maiores dificuldades que alunos tem é na parte de álgebra, e manipulação simbólica, e essas habilidades são muito necessárias em física.

Álgebra Elementar:
Um primeiro livro que sugiro, para início mesmo é o seguinte: Lidsky, Problems in Elementary Mathematics.
Você pode comprar esse livro de sites como abebooks, amazon, ou comprar em Sebos (existem versões em espanhol), ou até mesmo tentar encontrar na biblioteca municipal da sua cidade. Caso você não encontre esse livro, não se preocupe, pode substituir por algum livro em português de séries fundamentais. O importante é trabalhar bastante em cima da álgebra: manipulações algébricas, simplificações de fatores, fatoração, identidades, exponenciação, logaritmos, equações algébricas, funções do segundo grau, etc. Não conheço bons livros em português sobre o assunto, então vou ficar devendo essa, mas você pode procurar pelos livros do Gelson Iezzi, ele é um dos meus autores favoritos, e acho que escreveu alguns livros de matemática fundamental, que você pode encontrar no site da amazon.br.

Matemática Elementar:
O meu autor favorito é Gelson Iezzi, e gostei muito da coleção dele Fundamentos da Matemática Elementar. É uma coleção em 11 volumes, com muitos exercícios, e uma teoria muito bem explicada. Procure exercitar bastante, mas não precisa resolver todos os exercícios do livro, procure manter sempre uma boa cadência para vencer as seções com rapidez. Recomendo estudar os volumes 1 (lógica, funções e conjuntos), e volume 2 (exponenciação e logaritmos) primeiro. Os volumes 7, 0, 10, e 11 acho dispensáveis. Uma dica, se você não quiser gastar tanto dinheiro, é comprar edições antigas em sebos. Garanto a você que não vai perder em nada de qualidade, e vai salvar bastante dinheiro!

Física Elementar (+ Cálculo)
Sugiro duas coleções, o Curso de Física Básica do Moyses Nussenzveig, e a coleção de física Berkeley. Para ajudar na parte de cálculo diferencial e integral, sugiro o livro Calculus do Apostol.

Considerações
Exercite bastante, mas não perca tempo com exercícios triviais, e não precisa fazer todos os exercícios. Leia a teoria com cuidado, faça alguns exercícios fáceis para fixação, e se desafie com os medianos, depois passe para os difíceis. O mais importante é entender a teoria, e concatenar o aprendizado. Não se preocupe em resolver exercícios até a exaustão, isso não é eficiente!

Att
Osvaldo Pereira
osvald23@gmail.com

It's only fair to share...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
About Osvaldo 51 Articles
Nascido em Belém-PA (1982), fez seu High School nos EUA em Greenwood, IN (Greenwood Community High School), é casado, bacharel em Física pela Unicamp, Mestre em Física pela Unicamp, experiência no mercado financeiro (em São Paulo). Possui como hobby e outros interesses: Cosmologia, Física Teórica, Matemática, Economia, Econofísica, Filosofia, Modelagem em Risco de Crédito, Sistemas Complexos (em especial análise de clusterização).

Be the first to comment

Leave a Reply