Take the Red Pill: the road to independence… (4)

Nesse post vamos falar do ciclo básico, que deve durar de 6 a 12 meses, dependendo do seu empenho, e tempo de aprendizado.

Mecânica Geral
Para fundamentos de mecânica, sugiro o livro do Marion & Thornton, Classical Dynamics of Particles and Systems. Ele tem manual de soluções, o que pode ser de muita ajuda para quem estuda sozinho. Sugiro não perder muito tempo com Mecânica Newtoniana. O ideal é vencer os capítulos, 1, e 2 bem rápido, em questão de poucas semanas, e já partir para os capítulos 6, e 7 de Dinâmica Hamiltoniana e Lagrangiana, e princípios variacionais. O capítulo 14 é sobre relatividade especial, fica meio solto, mas sugiro estuda-lo com dedicação. Os capítulos 5, 8, e 9 formam a parte de mecânica de sistema de partículas. Os capítulos 10, e 11 são a parte de mecânica de corpos rígidos. Os capítulos 3, 12, 13 compõe a parte de mecânica ondulatória de partículas e meios contínuos, e o capítulo 4 compõe essa parte, com uma introdução a sistemas dinâmicos.

Eletromagnetismo
O livro mais utilizado para fundamentos é o do Griffiths, Introduction to Electrodynamics. Também possui manual de soluções. Sugiro ler os capítulos 1, 2, 5, 7, 8, 12, seção 10.1, e apêndices. Esses capítulos correspondem à física do século 17, ou seja, é algo realmente apenas histórico, para se obter fundamentos. Os capítulos restantes são eletromagnetismo feito na matéria, e teoria radiativa, só que feita classicamente. Caso você ache interessante, pode fazer, mas é mais importante chegar em eletrodinâmica quântica. Você pode estudar o capítulo 9, juntamente com a parte de mecânica ondulatória do Marion & Thornton (cap. 3, 12, e 13).

Termodinâmica e Física Estatística
A referência canônica é o livro do Callen, Thermodynamics and Introduction to Thermostatistics. O autor faz uma abordagem seguindo a construção de Caratheodory, através de primeiros princípios, postulados, e verificações empíricas, formalizando na linguagem de potenciais. Essa abordagem é muito importante se você quer estudar Relatividade Geral, Cosmologia, e chegar em Quantum Gravity! Você vai precisar estudar do capítulo 1 ao capítulo 8, pelo menos, mas o legal do Callen é que ele escreve bastante, descrevendo muito bem os conceitos físicos apresentados, se você gosta de uma boa leitura sem muita conta no meio, vai gostar desse livro, o que torna os capítulos fáceis de ler, e vencer, mas não se engane, os exercícios dos finais dos capítulos são desafiadores! Você deve estudar também os capítulos 15 à 18, 21, e os apêndices.

Mecânica Quântica
O melhor livro para começar a estudar mecânica quântica é sem dúvida o livro do Griffiths, Introduction to Quantum Mechanics. Esse livro também possui manual de soluções. Dessa vez não tem jeito, você precisa estudar o livro inteiro! Exercite o máximo que puder, e utilize bastante o manual de soluções para entender as questões mais complexas. Pode reservar 1 ano do seu tempo para esse livro. Estude ele com bastante empenho!

Bons estudos, e até o próximo post!

Att
Osvaldo
osvald23@gmail.com

It's only fair to share...Share on FacebookShare on Google+Tweet about this on TwitterShare on LinkedIn
About Osvaldo 51 Articles
Nascido em Belém-PA (1982), fez seu High School nos EUA em Greenwood, IN (Greenwood Community High School), é casado, bacharel em Física pela Unicamp, Mestre em Física pela Unicamp, experiência no mercado financeiro (em São Paulo). Possui como hobby e outros interesses: Cosmologia, Física Teórica, Matemática, Economia, Econofísica, Filosofia, Modelagem em Risco de Crédito, Sistemas Complexos (em especial análise de clusterização).

Be the first to comment

Leave a Reply